sábado, 20 de agosto de 2022

SAUDE EM PINDAMONHANGABA, PIOR DO QUE ESTA NÃO FICA

SAUDE EM PINDAMONHANGABA, PIOR DO QUE ESTA NÃO FICA    

 

Antonio Edwar  

 Editor chefe 




 



     Apesar dos esforços da administração em oferecer uma saúde moderna e eficaz, a população sofre as consequências de um RH, mal qualificado e humana mente despreparado para receber um paciente que já fragilizado procura o atendimento SUS no município. Seja no serviço terceirizado às Organizações de Saúde, ou por alguns funcionários Públicos, assentados em suas cadeiras macias recebendo além das benesses, seus polpudos salários (tem algumas poucos exceções). O Pronto Socorro Municipal, é uma verdadeira roleta russa, ABBC, como prestadora de serviço era ruim, segundo a Secretaria da Saúde, na época que tudo fez até colocar a nossa saúde nos braços da ACENNI.  Só trocou capa, o lay out, mas como a administração continuou nas mãos de alguns espertalhões tudo ficou de mal a pior, como diz o dito popular “ por fora bela viola por dentro pão bolorento”. O que vou relatar, tem com protagonista o autor desta matéria. No dia 12 de maio deste ano, acometido de um acidente com ferramenta, fui conduzido ao tal P.S, com a mão esquerda, dilacerada nos dedos por volta das 11.30hs. Imediatamente fui conduzido a sala de Curativos, sendo atendido prontamente pela atendente de enfermagem, que apesar de parcos recursos e meios inadequados tentou estancar o sangue que saia em grande volume. Encaminhado ao RX, e em seguida retornando a mesma sala de curativos, onde fiquei à espera da boa vontade dos médicos Ortopedistas e Cirurgião por volta de mais de 03.00hs, e o sangue jorrando. Quando a pessoa que me acompanhava pela minha idade, ligou para o nosso amigo Vereador Cal, e juntamente com a interferência do chefe do executivo, resolveram se manifestar, o ortopedista apenas verificando a radiografia, afirmou que não havia nenhuma fratura (em discordância com a Ressonância realizada posteriormente) ou lesão nos nevos ou músculo dos dedos. Isto posto pode o Cirurgião imediatamente efetuar o fechamento do corte dos devidos pontos, devidamente medicado, tudo isto decorridos perto de 06.00 após a minha chegada para o devido socorro.  Dias subsequentes, submeti a curativos, no Posto de Saúde Central, tendo passado por avalição do Ortopedista que me encaminhou para a Físio Terapia



Após os curativos dirigi me ao Departamento de Físio Terapia, anexo ao João do Pulo. Após longa espera ( fui o primeiro achegar e não tinha fila) fui recebido por uma funcionária, ou seria alguém do cabidão, que  me pediu documentos ; Rg; Cartão SUS, Comprovante de residência e por fim o encaminhamento do médico competente com a solicitação para Físio terapia , na mão esquerda, que na ocasião estava em período pós traumático. Em frente a um computador, a dita cuja disse estar incluindo no sistema os meus dados. Ato continuo solicitou a presença do “medico” fisioterapeuta, que verificou o RX, que na ocasião apresentei, ratificando a gravidade do trauma, e informando que seria chamado os procedimentos fisioterápicos. No dia 17 do corrente mês recebi uma mensagem via whats zap através do celular (12) 9 9798 07 09. Com a mensagem eu ora transcrevo: bom dia Sr. Edwar, tudo bem? Aqui é a auxiliar de enfermagem Edivania. É um prazer. O motivo desta é informar é informar o dia da sua avaliação Fisioterapêutica 18/08 às 12.30 com o Dr. José Carlos, na Unidade Celina Cotait próximo ao estádio João do Pulo, trama exames se tiver.  

Ao que de pronto respondi; outra vez quando aí estive, já fui avaliado pelo médico, levei os exames. Os senhores disseram que iam me chamariam para fisioterapia. Estava esperando.      Resposta: Sr. Edwar, o procedimento realizado interiormente foi triagem. Em 018/08 será avaliação e apresentação de  procedimento.

No dia estabelecido, no exato horário as 12.30hs lá estava eu me apresentando, quando então começo a balburdia, finalmente a tal chefe do serviço, apareceu solicitando que eu apresentasse a folha onde estava a indicação médica, ao que respondi que já havia apresentado na 1ª entrevista, e segundo fui informado já estava no sistema. (o óbvio, me chamaram pra a segunda entrevista ) ao que  funcionaria que se identificou como Rogéria, me disse : o senhor vai para sua casa e traz o papel  (SIC). Ao que respondi fui chamando para uma avaliação e início do procedimento como a senhora mesmo acabou de afirmar. A senhora acha que sou obrigado andar cheio de papeis? O que me foi pedido eu trouxe, a Ressonância Magnética recente, meu RG, e meu Cartão SUS. Como a autoridade se mostrou intransigente, aliás, o seu perfil (que o diga funcionários em sua gestão na farmácia, aterrorizava funcionários e estagiários) eu respondi que não i mais comparecer aquele local nem à sua ´presença. Infelizmente, o Serviço SUS, tanto nas prestadoras de serviço, as tais O.S. como em muitos funcionários que não tem nenhum compromisso com o povo, visa apenas fazer parte do grupelho do VOTO, e se preocupa com seu salário no fim do mês, resultando em um serviço medíocre, a despeito das verbas bilionárias u a pasta da Saúde Amealha do Estado e da União, desconsiderando os esforços Hercúleos que o senhor prefeito realiza para oferecer um melhor serviço a população de Pindamonhangaba. É UMA QUESTÃO APENAS DE RH.

    NEM TUDO ESTA PEDIDO NO FUNDO DO TUNEL.               – Tenho que ressaltar, a figura da própria Secretaria de Saúde, que ao tomar conhecimento Da necessidade de uma Tomografia Computadorizada da carótida, (por causa de um AVC, a que fui cometido, pós o Trauma acidental) imediatamente junto ao CROS, intercedeu e eu pude ser atendido no AMES de Caraguatatuba. Funcionários como Evandro da Ouvidoria, André da Vigilância, Fatima (FATINHA) da UBS centro (Postão), Dr. Paulo (ortopedista UBS), Enfermeira Karla (U.B.S– Centro) TONY da Regulação, Vera Carbogim, (Regulação) e Dr. Pedro do P.S. Dr. Lacose (UBS) Dra. Ananda do P.S., Dra. Telma (UBS Araretama) Dr. José Carlos (Fisioterapeuta Do Centro de Fisioterapia Celina Cotait, que me atendeu prontamente na minha primeira ida aquele local, Enfermeira Lilian (Farmácia Centro) e outros anônimos que prestam um bom serviço ao povo, também em outras Secretarias, Departamentos e Postos de atendimento Municipal. Louvo a atitude da Enfermeira      Edivania,que devido ao meu não atendimento ao chamado para a segunda entrevista, procurou e conseguiu me informar da minha consulta via WhatsApp, o que não é padrão naquele serviço, mas deveria dado a agilidade e documentação no prontuário do paciente.   O senhor Alcaide que além de Médico, teve formação Militar, sabe o que é o reconhecimento por ‘’ Meritocracia’’, onde os melhores, dignos e honrados, são premiados e promovidos, onde não há lugar para os puxa sacos, politiqueiros, e sempre fazem parte da turma da POLITICALHA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para o crescimento da nossa proposta jornalistica, de imparcialidae, coerência, equidade;com nosso leitores, e nos assuntos abordados.