domingo, 7 de janeiro de 2018

SISAMU X SAMUPI - A BATALHA POLITICA. – SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA REGIÃO SÃO ACOMETIDOS DE AMNÉSIA NA REUNIÃO DA XVII DIR (TAUBATÉ). TITULO 2 : UMA COMEDIA EM 3 ATOS .

SISAMU X SAMUPI - A BATALHA POLITICA. – SECRETÁRIOS DE SAÚDE DA REGIÃO SÃO ACOMETIDOS DE AMNÉSIA NA REUNIÃO DA XVII DSR (TAUBATÉ).  

TITULO 2  :  UMA COMÉDIA EM 3  ATOS .
   
Jornalista :  Antonio Edwar 




XVII DIR - VALE DO PARAIBA E REGIÃO SERRANA,

ATO I - ASSIM COMEÇOU A GUERRA - Ao tomar posse como prefeito de Pindamonhangaba, o Médico Isael Domingues, recebeu do governo arrecadação, não confundir com as verbas e emendas especificas, Dr. Isael se deparou com um contrato assinado pelo prefeito anterior que apesar de derrotado,  firmou com o SISAMU ( Consorcio do SAMU)  , gerenciado pela prefeitura de Taubaté do Prefeito Jr. Ortiz.  Deixando uma divida inicial de aproximadamente 4 milhões de Reais, sem ter recebido sequer o volume de translado de pacientes,  que justiçasse estes valores, no período de Novembro de 2016 a Janeiro de 2017. Tentando uma negociação com a prefeitura do PSDB da cidade vizinha, não tendo obtido êxito ISAEL, juntamente com a sua Secretaria de Saúde, Valeria do Santos  resolveram romper tal acordo .     Com uma herança sem precedentes.  “Tesouro” de 8 milhões, porem com dividas incalculáveis,  onde os fornecedores  sem receber suas dividas geradas no governo  que perdeu as eleições, se recusaram  fornecer para prefeitura, quando  os “ do contra”, os órfãos e as viúvas do derrotado  gritavam : nem  papel higiênico tinha nos  banheiros da prefeitura, endividada até os fios do cabelo, e com o MP  publico que  passou durante  4 anos pouco cobrou o Executivo,  e quando cobrou teve seus atos  genialmente, contornados pelo seu diretor de Administração da época.  Após  estudo e orientação Jurídica, o município resolveu criar seu próprio SAMU, que  ficaria vinculado ao SAMU de Guaratinguetá.  Todos estes tramites protocolares foram cumpridos para tal fim. Incluindo a aprovação do Conselho de Secretários de Saúde vinculados ao SISAMU (Taubaté). Segundo a conversa que  com a Diretora de Saúde  de Pindamonhangaba Mariana Freire, todos os procedimentos e acordos  foram respeitados, homologados pelos Secretários englobados pela XVII DSR -  Aparecida, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba,Cruzeiro, Cunha,Guaratingueta, Igarata, Canas, Ilha Bela, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna ,Pindamonhangaba , Santa Branca, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucai, São Jose dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé , Ubatuba.   Nesta ocasião estes Secretários da Saúde de seus municípios, homologaram a saída de Pindamonhangaba, do Convenio SISAMU ( Taubaté) deixando Pindamonhangaba , segundo atas de posse da Diretora Mariana Freire (informação dada)   de Pindamonhangaba, decisão  levada  ao Ministério da Saúde. Diante destas decisões a Secretaria de Pinda , instou o Ingresso de Pindamonhangaba ao SAMU  de Guaratinguetá. 


ATO  II - AGORA O INUSITADO: Na ultima reunião na DIR XVII  em Taubaté, no apagar da luz do mês de Dezembro, este conselho se reuniu com Tecnicos da DSR para tratar do SAMU PINDA . Os ditos conselheiros novamente reunidos,  foram cometidos de amnésia. Estavam em desacordo com a saída de Pindamonhangaba do SISAMU,  ligado ao governo Politico de Taubaté.  Não sabiam por que tinham concordado com a saída de Pinda do SISAMU, Assinaram  este “DE ACOORDO”, com  da saída de Pindamonhangaba, sem ler ?  Ameaçando tornar sem efeito o ato anterior, numa irresponsabilidade politica impar.  Nesta reunião estavam presentes membros da comissão de saúde da nossa  Câmara local, que nada fizeram para colocar estes irresponsáveis em seus devidos lugares.  Não houve um protesto em favor do município que os elegeu,  Todos preocupados com seus compromissos políticos partidários ???  Ninguém neste momento esta considerando  as vidas que por aqui estão em jogo. Cada um cuidando do seu quadrado politico.  A Secretária de Saúde do Município, ao invés de dar  ciência a população desta delicada situação: POR ABOCA NO TROMBONE,  resolveu  guardar na sua Caixa de Pandora, pondo em risco a saúde do município,  com a possibilidade de   perdas de verbas federais,  , se medias mais enérgicas e urgentes não forem tomadas ,  Ambulâncias do SAMU terão que ser devolvidas ao Ministéio da Saúde, isto causado  por um grupo de irresponsáveis, que esta preocupado apenas com as sua “politicalha” ( a politica dos canalhas) os que não se preocupam com as vidas ao seu entorno ( apenas fingem ).   Senhora secretaria uma vez eu lhe disse que em briga de peixe grande Lambari não entra, e que nesta guerra  SISAMU X SMU PINDA , não havia  lugar para “ Madre Tereza de Calcutá” . A  briga é feia , interesses políticos às vezes não dão lugar a escrúpulos : Guerra é Guerra.   Agora toda esta  situação hilariante, traz desconforto  a  quem a nomeou.  Mais uma para o caderninho de tarefas do Chefe,  PS (ABBC), Laboratório de Analises do Município,  além da herança do governo anterior UPAS,  TACs , e outros pepinos que o prefeito tem que  descascar  diariamente.   Cumprindo as exigências do MP, que por sua vez não foi eleito para governar o município. O prefeito liberto de certos compromissos políticos mal sucedidos,  vai poder  mandar de volta aqueles que passaram 365 dias procurando o que fazer, sem fazer a lição de casa.


        ATO III - ALERTA À IMPRENSA OFICIAL, E A MIDIA LOCAL - A  hora é esta: a  de sair da arena, e ajudar na reconstrução da nossa Pindamonhangaba,  ajudar o governo municipal ( sem servilismo)   a recolocar a cidade  em seu lugar de destaque, vamos  contribuir , alertar,  combater ao lado do executivo (se ele permitir); aqueles que se juntam para apenas  combater. Os que   por não fazerem parte do grupo politico  da atual admnistração,  os órfãos e viúvas do governo anterior, não e cansam em se reunir com os Coonselhos , que  tem a aguerrida mania de estar sempre do contra.  Os remanescentes da guerrilha Petista , aposentados há muito tempo, que ao chegar no poder  esquecem as ideias e o povo se preocupam apenas em se dar bem.  Estes sim  temos que combater diariamente , sem esquecer, que a tarefa deste ano é limpar o Brasil. Ela começa  aqui em nossa cidade, vamos varrer os maus políticos para bem loge  da nossa região. Vamos enterrar o velho Pindamonhnagabismo, e colher os que por  aqui aportam,  no proposito de ajudar o progresso e cresimento da nossa Princesa do Norte. 


FALANDO MUITO SÉRIO .


Jornalista : Antonio Edwar
O DITO PELO NÃO DITO - O SAMU  Guaratinguetá, que acenou a ida de Pindamonhangaba para o seu Consorcio, agora reestuda esta ida e o processo de Pindamonhangaba aderir aquela região.  Isto me parece a pressão politica dos dirigentes de Saúde e Políticos de Taubaté. Isto tudo em um ano em que o Tucano Alckmin, que nomeou uns tantos, e deu uma mãozinha para o que o Prefeito Tucano seu apadrinhado, vencesse e assumisse seu posto depois de conturbadas ações que desaguaram em Brasília.  Depois de acenarem para  Pinda o seu acolhimento, agora ficam com esta frescura politica de analisar melhor.


CÂMARA RESPONSÁVEL .   Os vereadores de Pindamonhangaba, independente da cor politico partidária, de gostar ou não do prefeito, Isael Domingues do PR, tem por obrigação de vestir a camisa do time e sair para a briga desta luta, e resolver este impasse do SAMU em Pindamonhangaba. Não dá para acharmos que nossa cidade é fundo de quintal de Taubaté.  Aliás esta na hora de fazermos uma revisão politica no Araretama, onde a  maioria dos eleitores ou votam em Taubaté, e Tremembé, e na hora de receber os benéficos de saúde, educação e moradia, vem se aportar em nossa cidade, esta na hora de uma grande campanha para acertar o domicilio eleitoral de mais de 50% dos que lá vivem  e votam nas cidades vizinhas.

COMISSÃO DE SAUDE DA CÂMARA – Esta na hora destes vereadores, começarem ao invés de procurarem pelo em ovo, e viverem fazendo apenas politica,  começar tomar posições em benefício da nossa saúde,  4 anos passam rápidos e o povo não há de esquecer o que vão passar  nestes próximos  3 anos, se algo não for feito para valer.

ENTREVISTA - Estivemos na câmara, conversando com alguns vereadores,  e na ocasião entrevistamos durante 2 horas o Vereador Ronaldo Pipas, onde o assunto foi Educação e saúde ( entrevista a ser publicada na próxima edição) . Ronaldo nos mostrou oficio do Deputado Tripoli do PSDB, destinando mais de R$ 300.000,00 destinados a construção do novo Posto de Atendimento de saúde no Araretama , O  vereador em seu  primeiro mandato, fiscaliza tudo  que pode,  Pronto Socorro,  Escolas,  Postos de saúde, enfim o Ronaldo de 2ª a 6ª  vai a câmara todos os dias , da expediente das 08.00 hs até as 17.00 hs  “como ele diz, sou muito bem pago para isto”.
CHAPA BRANCA - Esta na hora da comunicação oficial, divulgar melhor os atos e feitos do executivo.  Parece que alguém esta boicotando o patrão.  Apesar dos esforços, a população sabe muito pouco dos atos do executivo.  Tudo é divulgado  de forma ou no lugar errado, de tal maneira , que é  os que aqui moram e assim fazem , escutando a população e reclamação é grande.  Antecipar atos e decretos para que a população não seja pega desprevenida e obrigar o prefeito passar por constrangimentos desnecessários, se estes fatos  fossem divulgados antes.

2018 – ANO NOVO  RENOVAR DAS ESPERANÇAS  -  Ano com receitas novas e planos próprios aprovados pelo legislativo o Prefeito Isael Domingues, tem um ano para finalmente gerenciar o “Tesouro e as Verbas “ em beneficio da cidade, não dá mais para desculpar com “ não temos dinheiro” . Cada secretaria teve a sua dotação orçamentaria, agora é ser inteligente e fazer o que deve ser feito com criatividade e respeito a coisa publica.  Se continuarmos com os clima Brasil em Pindamonhangaba,  vamos chamar o Sergio para fazer uma visita por aqui.    


RONALDO PIPAS FALA DE  2018




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para o crescimento da nossa proposta jornalistica, de imparcialidae, coerência, equidade;com nosso leitores, e nos assuntos abordados.