quinta-feira, 11 de maio de 2017

PRONTO SOCORRO EM PINDAMONHANGABA MUDA O COMANDO .ABBC - ASSUME A GESTÃO DO P.S EM PINDAMONHANGABA.


PRONTO SOCORRO MUNICIPAL EM PINDAMONHANGABA DE CARA E GENTE NOVA.

ISAÉL  DOMINGUES MÉDICO E PREFEITO XERIFANDO O NOVO PS. 

PARA O POVO ENTENDER - Em um dos mandatos  do governo anterior. Mais precisamente no ano de 1967, exatamente depois de 02 anos de sua inauguração,  o Pronto Socorro Municipal na época , com médicos de varias especialidades , enfermeiros, funcionários concursados, assistentes sociais, fazia frente ao Posto de Saúde do Estado em eficiência e atendimento. A moda lançada pelo cacique maior do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, a terceirização; chegou ate aqui.  O município, reformou, mobiliou, equipou todo  o P.S., e o entregou à Santa Casa de Misericórdia, assinando o próprio atestado de incapacidade administrativa. Deu no que deu, depois de desmanchar toda a estrutura municipal, esta Organização Filantrópica de Saúde, reinou por 20 anos  naquele Pronto Socorro. Varreu  a estrutura publica  de atendimento naquele local, sem nunca ter sido auditada ou contestada pelos governos anteriores.  Insatisfeita com o serviço recebido, e por fatos recorrentes,  a prefeitura, nesta nova administração  rompeu seu laços com a Santa Casa de Misericórdia, no quesito P.S. Este rompimento já vinha sendo cogitado pela administração anterior haja vista que o termo de referencia empregado pela atual administração para contratação de uma organização social que haveria de assumir uma nova terceirização do P.S, foi elaborado pela Secretaria da Saúde no Governo anterior. Deixando a administração atual, (me perece)  isenta neste processo de seleção.

A GRANDE BATALHA - No dia 06 as 24:00hs,  a Santa Casa de Misericórdia , retira toda a sua responsabilidade, pessoal e técnica daquele local , assumindo a partir de então a Organização Social com sede em Bragança Paulista, a   ABBC – Associação Brasileira de Beneficência Comunitária ,  escolhida , passou a gerenciar o novo P.S.  A nova gestão que já havia estado numa espécie de transição com os antigos gestores, reuniu se com os  médicos, enfermeiros, técnicos,  e funcionários que prestavam seus serviços naquela unidade de saúde, oferecendo-lhes a oportunidade de permanecerem em seus postos, numa atitude  de valorizar os que durante muito tempo lá estiveram, ressaltando que a nova gestão teria como meta, o bom atendimento ao publico, a  humanização, respeito e profissionalismo em sua funções.  Houve uma demanda de profissionais,  que já vinham causando todo este mau atendimento que o PS, ofereceu ao longo destes anos, e graças ao bom Deus, pediram suas contas, pegaram suas mochilas, e foram dormir em outro lugar.  



Diretor do PS e Diretora de Saude.
AÇÃO CIRÚRGICA Com criatividade e seus gestores trabalhando diuturnamente, sob o comando do  Frei Franciscano (Licenciado) Bento Guedes, o Diretor do Novo Pronto Socorro Municipal, as coisas mudaram imediatamente. Os bons médicos permaneceram, ( com o entrave da Santa Casa em mantê-los em “aviso prévio”, como retaliação por suas adesões aos novos gestores). Algumas mudanças já fazem efeitos destacamos a vinda ao  ao Dr.  Domingos,  médico experiente cirurgião, pronto ativista na antiga Nova Dutra, requisitado por uma multidão de  pacientes no Posto Emilio Ribas, que assume a chefia médica do P.S. Os médicos que se enquadraram nas normas da nova gestora permaneceram, e la estão oferecendo os seus bons serviços à população.



MARRETA MARTELO, TINTA E CRIATIVIDADE - Método suficiente para a nova O.S. dar uma nova roupagem a o antigo mausoléu chamado de Pronto Socorro Municipal. Cores alegres,  repintura , biombos velhos derrubados, painéis pintados, deram ao novo P.S. uma nova cara, os pacientes vem um ambiente alegre ( apesar da situação nada agradável do paciente e seu familiar ao recorrer o P.S) as pessoas sentem a  “HUMANIZAÇÃO” , que é uma das metas da nova O.S em prestar seus serviços em Pindamonhangaba, médicos em todas os consultórios, enfermeiros, ativos. Ainda existe um certo embaraço causado pelas inovações e mudanças, mas nem uma ação foge ao controle do Frei Bento, do Dr. Domingos e da Enfermeira Josiane, ordenando os seus comandados. 




UMA EQUIPE GESTORA DE ALTA QUALIDADE - Em conversa com  a Gerente  de Marketing da ABBC a Sra. Josi Salgueiro, ouvimos dos planos e projetos da nova gestora em firmar a sua bandeira neste município, transformando a saúde no P.S, em um modelo impar na região.  A ABBC, laudou a UPA de Bragança Paulista, gerenciando a mesma com eficiência e qualidade. Trouxe para Pindamonhangaba,  profissionais do mais alto Nível com algumas inovações, no P.S. de Pindamonhangaba .   

Miriam Gabriela (Farmacêutica)  Frei Bento Guedes
Josiane Camargo ( Enfermeira Chefe )  ABBC
Além do Frei Bento , que exerceu a função de Secretario de Saúde, Diretor de Hospital em vários nosocômios , inclusive aqui no vale “ Hospital Frei Galvão”, inovou  , trazendo para seus quadros no P.S/Pinda,uma farmacêutica responsável , pela distribuição e aplicação dos medicamentos a Dra. Mirian Gabriela, Farmacêutica, Bioquímica, juntamente com  a enfermeira Chefe Josiane Camargo, enfermeira formada na Universidade São Francisco, onde também  foi diretora  foi Diretora de Saúde em Bragança Paulista, além de uma das idealizadoras e Gerente da UPA de Bragança Paulista. Vários funcionários ruins ainda estão em atividade no novo P.S, com olhos de águia, com certeza os novos gestores, vão mandar para casa essa turma que durantes anos implantaram verdadeiro terror na saúde em Pindamonhangaba. Agora o Senhor prefeito terá que ter a coragem fazer com que a Secretaria de Saúde, cumpra seu papel fazendo os Postos de Atendimentos dos bairros funcionarem de forma devida para que o PS possa executar a sua tarefa atendimento de  URGÊNCIA/EMERGÊNCIA. 



FALANDO MUITO SÉRIO –
Antonio Edwar - Jornalista

ENQUANTO ISTO – As coisas andam as avessas no resto da administração. O serviço de odontologia do P.S., que durante anos prestou grandes serviços ao povo, com uma equipe de primeira linha, segundo as más línguas vai sair para dar lugar a nova O.S.  Senhor prefeito,  quando a Santa Casa , operava o Pronto Socorro, agora Municipal, este consultório odontológico era de responsabilidade do  município. Porque mudar as razões das coisas?  





Neste estado de abandono há 08 anos.
É um posto de emergência onde pessoas recorrem em  suas emergências odontológicas. Foi o único local que ao longo destes anos funcionou em beneficio do povo, com dentistas da rede municipal, mexer para que? Tem-se que mudar é o Diretor do Serviço de Saúde Bucal, que já veio com os vícios cometidos em governos anteriores.   Parece que a Secretaria de Saúde, Valeria Santos, não esta preocupada em separar o Trigo do Joio. O posto de atendimento odontológico do P.S, sempre foi postergado a lugar comum, todo equipamento quebrado, alias hoje nem gaze tem para atender um paciente.  Emergencialmente toda a cidade recorre ali para ser atendida.   E diga se de passagem, o município já teve um dentista como seu prefeito, além , da primeira dama, e a secretaria de saúde, todos "Odontologos". Esta é a saúde do município em dois  em dois níveis, a midiática e a real . 

PURA IGNORÂNCIA DOS LETRADOS - Achar que a saúde bucal não é importante é um absurdo administrativo cometido por todos os governos anteriores. Esquecem que a saúde começa pela boca ( ingestão de alimentos, líquidos , e medicamentos etc...). e todo este desarranjo começa e termina pela nomeação dos diretores de saúde Bucal, ao longo destes anos, um desastre. Não dá para repetir o erro passado.  Senhora Secretaria de Saúde, reveja este assunto, ou o desastre vai continuar e que paga é o povo, só que nos estaremos aqui para cobrar , e com firmeza. É UMA POUCA VERGONHA

VIGILÂNCIA SANITÁRIA –  Estabelecimento comercial  , onde a padaria,  que descumpre a lei.  Um local especifico para manuseio, e produção de seus pães e derivados, parece mais uma lata de lixo, onde deveria ter uma área de manuseio  e circulação isolada, e totalmente higienizada, é cortada por um corredor de ponta a ponta interligado com área onde entra e sai , produtos lixos etc.  CHAMA A POLICIA .

EMPURRÔMETRO -  O P.S de Moreira Cesar, deveria ser fechado, parece que os médicos de lá estão em férias, ou não querem nada  com a hora do Brasil.  Hoje por volta das  10:00 hs chegou no P.S de pina uma criança com 40º C , em estado febril, vinda do P.S de Moreira Cesar.  Sem nenhuma medicação nem acompanhamento da médica ( poderia entrar em convulsão), segundo os médicos de plantão do novo P.S. esta pratica é recorrente, os médicos de lá ao invés de clinicar, seus pacientes mandam para cá, causando um verdadeiro transtorno. A pratica é a mesma do governo anterior, uns poucos trabalham para muitos receberem seus polpudos salários. Alias neste departamento uma grande maioria nem cumpre seu horário estabelecido, sai fora do horário para atender em outra cidade ou em sus consultórios. Senhor prefeito o senhor sempre soube que as coisas foram assim. Quando Secretário de Saúde, não lhe permitiram agir. E AGORA COM FICA ?????


FISCALIZAÇÃO - Obra realizada de forma irregular ,  na rua Massami Yonemoto ( rua com apenas dois quarteirões) , esta já em termino uma obra totalmente fora dos padrões permitidos pelo código de obra: sacada coberta, para uso comum.  A prefeitura tem apenas um fiscal de obras, mas esta denuncia foi feita, e foi pedido provas. Quem tem que buscar os fatos é a prefeitura através da sua fiscalização. Tem nomeados por ai sentados em cadeiras sem fazer nada, ponha este pessoal para verificar fatos como estes. Já estamos chegando a ½ ano de governo,  vamos esperar mais o que ?  Vamos ver da expedição do " Habite-se" deste imóvel.




FILA NA RUA PARA SENHAS ?????
FILAS NA FARMÁCIA – Antigamente a distribuição de medicamento na farmácia, era feita em filas sem senhas, sem frescuras. Na administração anterior, depois de mudar a farmácia em novo local, resolveu se modificar a entrega dos remédios por senha, em equipamentos que na maioria do tempo vive quebrado. Resultado, filas enormes para as pessoas retirarem suas senhas para retirarem seus medicamentos. Pessoas reclamando que falta medicamentos específicos nos bairros.   Tem gente na Secretaria de Saúde que só sabe dar carteirada, ( muito importante) soluções nada.É muito cacique para pouco Índio, e povo que se... 

BOATARIA - Dos que ficaram abeira do caminho... tentando desqualificar a empresa que assumiu o P.S.,  inclusive profissionais da saúde temerosos.  Existe um contrato entre a Prefeitura e a ABBC, que sera Auditado pela Câmara Municipal.( sem politicalha), alem da população . Os insumos , equipamentos e salários, serão cumpridos a risca.  A turma que esta torcendo para o "Caos" voltar,  desempenhem o dever da cidadania, se não podem ou não querem ajudar calem a boca. e esperem o correr dos fatos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para o crescimento da nossa proposta jornalistica, de imparcialidae, coerência, equidade;com nosso leitores, e nos assuntos abordados.