terça-feira, 16 de maio de 2017

BAIRRO DA CERÂMICA EM BUSCA DA SUA REGULARIZAÇÃO


BAIRRO DA CERÂMICA EM BUSCA DA SUA REGULARIZAÇÃO.


Redação  Maria Eduarda
Edição Antonio Edwar.A.F.



O bairro da Cerâmica, localizado na zona rural de Pindamonhangaba, à margem esquerda da Rodovia Caio Gomes de Figueiredo que dá acesso às cidades de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, surgiu no entorno das antigas instalações de uma grande fábrica de tijolos. O bairro Cerâmico, nos idos dos anos 50/60 era tão importante, os seus tijolos e telhas, devido a sua qualidade eram disputados para compra em todos os cantos do Estado, sendo despachados até para outras regiões.  Cerâmica Futebol Clube, um dos grandes times de Futebol, que disputava o Campeonato local era o respeitado time da Cerâmica.  Nos finais de semana, principalmente aos sábados os vagões da Estrada de Ferro Campos do Jordão,  andavam lotados com o vai vem dos moradores da Cerâmica. As meninas moças, com seus dotes de culinária, e aprendizado doméstico, tinham suas mãos de obras garantidas em muitas residências e nos antigos casarões da cidade.  Prefeitos como Manoel Ribeiro, Dr. Caio, Francisco Romano e Álvaro Madureira, sempre trataram aquela população, com muito carinho e respeito, a despeito dos entraves em melhorar as condições de vida daqueles moradores.  Água, saneamento e iluminação eram a o maior entrave daquele bairro encravado na zona rural. Tudo era alegria e contentamento, até que a modernidade e tecnologia,  chegou,  e aqueles moradores,  aos poucos foram se  mudando para outros bairros da cidade, abandonando suas casas, ao lado do descaso dos antigos proprietários da Cerâmica, que finalmente  entrou  em um processo falimentar, levando suas dividas a ser gerenciada  pelo Estado, que muitas vezes entregava a exploração do local,  aos seus apaniguados políticos. A bancarrota total ocorreu  num piscar de olhos, tendo as suas instalações saqueadas pelos antigos moradores por conta de seus pagamentos e indenizações que nunca foram tratados com justiça e igualdade pelas autoridades. Após a falência da olaria que empregava dezenas de famílias até o final da década de 90, o Bairro Cerâmica, como era conhecida desde a década dos anos 40; a comunidade que ali se formou, se desintegrou.  Tijolos, portas, janelas, ferragens, madeiramento, vidros e tudo mais foram arrastados pela população local e, da antiga fábrica sobraram apenas as 4 chaminés dos fornos que queimavam o material antes produzido.

Em 2006 o Governo João Ribeiro, lançou o Projeto Cerâmica, sob o controle municipal, que juntamente com a Petrobras, destinou uma verba de R$  129.000,00 que foi aplicada até o ano de 2010, quando se construiu novo prédio para instalação de um ateliê de cerâmica com a 

contratação de  instrutores , compra de materiais, para aprendizado, das técnicas cerâmicas e gastronômicas, bem como a comercialização dos produtos, revertendo parte da verba apurada para os aprendizes



 Foram construídos 2 fornos de queima e mais  2 fornos elétricos, com o intuito de formar artesãos locais, resgatando nova  mão de obra , entre 47  jovens da comunidade com idade entre 11 a 21 anos de idade, em programas de Cerâmica e Gastronomia, renascendo então  os tesouros da culinária local. Com o colapso de 2010, novamente a Cerâmica, foi abandonada. Dando lugar a especulações imobiliárias totalmente fora dos quesitos mínimos exigidos por lei para loteamentos em áreas Rurais. Desde chácaras, a terrenos de pouco mais de 1.000 m., foram comercializados  à pessoas que tinham ali a única maneira de realizar o seu sonho da casa própria, outros de investir em um local onde pudesse ter o seu lazer de fins de semana, ou ainda um pedaço de terra para criar sua galinha e plantar sua horta.  Por não ter uma estrutura mínima de habitabilidade, água encanada, luz, saneamento básico, esgoto, etc.,  a Cerâmica, se transformou em verdadeiro loteamento eleitoral. A cada eleição, como sempre, promessas, promessas, tapinhas nas costas pós-eleição,  o abandono  continua o mesmo até os dias de hoje . Em seu projeto de regularizar estes loteamentos, o Vice Prefeito Ricardo Piorino, e o Prefeito Isael Domingues, vêm propondo mudar este estado de coisas e regularizar, estes loteamentos, chamando para parceria o MP, Sabesp, CETESB, Prefeitura, e Morador. Uma proposta onde finalmente o proprietário de um pedaço de terra, portando apenas um contrato de compra e venda, sem valor jurídico legal, entregando ao munícipe destes bairros um titulo legal onde o mesmo de posse deste documento poder se dirigir ao cartório e obter a sua tão sonhada escritura.  Além de atender algumas reivindicações dos moradores, iluminação na estada que corta todo o Loteamento, bem como a revitalização da Cerâmica com alguma parceria privada, pondo fim aos feudos políticos que por lá se estabeleceu, criando meio para que  comunidade como um todo possa gerenciar e auxiliar o executivo na concretizam de seus anseios. Os moradores antigos da Cerâmica, de repente viram seu pedacinho de chão ser transformados, e recreio de meia dúzia de abastados que se aproveitaram do abando do Estado, para lá instalarem seus oásis.  Nesta próxima 4ª Feira dia 17, o Vice Prefeito Ricardo Piorino, provavelmente,  com o Prefeito Dr. Isael, estará na Cerâmica, se reunindo com os moradores locais para juntos elaborarem a formula para regular e revitalizarem aquele bairro, saindo da promessa e abraços, para realidade e mão na massa,  como é o feitio deste novo governo. 

ABANDONO TOTAL 
2010 ERA ASSIM . 



ANTONIO EDWAR - JORNALISTA 
FALANDO MUITO SÉRIO. 

O CORDÃO DOS PUXA SACOS: Quando a gente fala no cuidado em organizar o seu time, vemos estes itens , o goleiro, que barra tudo e todos;  o  lateral antigamente chamados de Back ,  o meio de campo os que constroem  as jogadas ;  e do ataque os que fazem o gol. Mas acima de tudo um bom time sem um bom técnico não ganho jogo.  O técnico que não para pensar, que não analisa os lances,  principalmente os que não ouvem , estes estão fadados a um única temporada quando vão embora nem saudades deixam.  Todo bom gestor, sabe montar um bom time,  colocar no banco de reserva, e até dispensar o mau jogador. Tem gente por , no novo governo , que acha que ir ao  seu Gabinete, todo dia fazendo relatório de suas façanhas é fazer alguma coisa.  O dito cujo perde mais tempo ai do que olhando o que deveria ser bem feito. Podemos comparar estes tipos com o Tatu, faz buraco em todos os cantos, deixa tudo aberto e mal acabado.  Um resultado numérico, medíocre em sua qualidade. São os puxa sacos, que fazem qualquer negocio para se manter no cargo. São os que dizem a até mentem contanto que falem o que o senhor quer ouvir. 

ESTORIA QUE A CIDADE JÁ ASSISTIU: Lembro-me da nossa primeira conversa pós-eleições; quando o senhor disse que era prefeito de uma só eleição, não gostaria de ser reeleito.  Uma opinião que respeitamos, mesmo porque o povo será  o seu juiz.  Se este for o seu proposito final, saia deixando o gosto de “quero mais”, que é o verdadeiro louro dos campeões. Lembre se que uma laranja podre, estraga a caixa inteira.
MERITOCRACIA  - Uma linguagem que o senhor conhece bem.  Foi por mérito que no dia de hoje o senhor foi homenageado no gloriosos 2º B. de Engenharia de Combate, o Glorioso Borba Gato, onde um dia o senhor viveu em função do mérito, da disciplina e da hierarquia. Não esqueça de que um bom governo tem estes ditames como bussola.  

CARATER, LEALDADE E DIGNIDADE – É um atributo que poucos conhecem no dia da vida publica, no mais é a construção diária de uma teia de interesses e conveniência.  Este é onde esta o perigo do jogo, e não nas pessoas que realmente querem a ajudar.


A GRANDE CORRIDA  -  É Foi dada a largada para as eleições do ano que vem . E já tem gente que já se sente como um grande estrategista, nunca participou de um processo eleitoral pleno, ( mero distribuidor de santinhos)  entende tudo de politica.  Bla, bla, bla.
ANALISE CORRETA – Desde Aristóteles,  2+2 são 4 , é uma questão de saber fazer contas, e o resultado : quem ganhou de quem? Quem venceu quem?  O povo é que tem que ganhar,  ser o vencedor todo  tempo.  Todos são meros coadjuvantes.
SAMURAI  -  Nobreza a toda prova.  KANZO,  conhecido como Enrico, ou melhor Dr. Enrico Kanzo Tutihashi, médico pediatra há mais de 30 anos ,  resolveu , por algum tempo  se juntar ao serviço de pediatria do novo Pronto Socorro Municipal.  Fala do Enrico com exclusividade: “creio na intenção, competência e boa vontade do novo Gestor do P.S., Frei Bento,  desta forma resolvi ajudar o seu projeto de transformar aquele P.S. em modelo de saúde ,  por isto vou emprestar o meu serviço de médico pediatra por algum tempo àquele P.S. “ A criançada ganha com este conceituado  médico pediatra no P.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para o crescimento da nossa proposta jornalistica, de imparcialidae, coerência, equidade;com nosso leitores, e nos assuntos abordados.